quarta-feira, 3 de julho de 2013

AS VIRTUDES

APRESENTAMOS ANTERIORMENTE 8(OITO) PECADOS CAPITAIS E COMEÇAREMOS A MOSTRAR OS ELEMENTOS NEUTRALIZADORES DESSAS VICISSITUDES COM A PRESENTAÇÃO DAS VIRTUDES COMEÇANDO PELA GENEROSIDADE, OPOSTO DA AVAREZA.

 “As sete virtudes são derivadas do poema épico Psychomachia, escrito por Prudêncio, intitulando a batalha das boas virtudes e vícios malignos. A grande popularidade deste trabalho na Idade Média ajudou a espalhar este conceito pela Europa. É alegado que a prática dessas virtudes protege a pessoa contra tentações dos sete pecados capitais, com cada um tendo sua respectiva contra-parte. Existem duas variações distintas das virtudes, reconhecidas por diferentes grupos”. (Wilkpédia)

Mamon é um termo bíblico, representa a riqueza material ou cobiça.  A  palavra em hebraico significa literalmente "dinheiro". Como ser mitológico, Mammon representa na classificação moderna o 1º pecado, a Ganância ou Avareza.
Colocam Mammon como um dos sete príncipes do Inferno. Sua aparência é de um abutre dentado capaz de triturar, segundo a lenda, almas que ele costumava comprar, com as moedas que carregava num saco às costas.  
"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam, mas, ajuntai para vós tesouros no céu onde nem traça nem ferrugem corroem e, onde ladrões não minam nem roubam: Para onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração também."
Generosidade é a virtude que se opõe a Mammon, á avareza,  a pessoa se doa em atitude de acréscimo de algo significativo ao próximo. A Generosidade se faz plena pela partilha de bens e sentimentos positivos de forma que o praticante doa sem esperar retorno ou mesmo agradecimento. É o verdadeiro fazer o bem sem olhar a quem!

“Já segundo RENÉ DESCARTES, em Tratado das paixões e também nos Princípios de filosofia, a generosidade é apresentada como uma despertadora do real valor do EU e ao mesmo tempo como mediadora para que a vontade se disponha a aceitar o concurso do entendimento, acabando assim a causa do erro. Neste caso, passa a ser um conceito de mediação entre a vontade e o entendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário