segunda-feira, 8 de julho de 2013

A CARIDADE

   A CARIDADE
A inveja é amiga das pessoas que não desejam o bem dos outros em detrimento do seu. Não suporta o outro estar em melhor situação que a sua. É soberbo por vocação. Torce pelo mal dos outros. Prefere as pessoas mal sucedidas como amigas vez que não fazem frente às suas pretensões.
Relatos antigos mostram que a inveja acompanha o homem desde os primórdios: Caim matou Abel por inveja. O filho caçula do Patriarca Jacó foi vendido pelos irmãos, também por inveja. E, o relato mais triste da história foi a morte de Jesus Cristo, por inveja a um reino que somente ele sabia da existência.
Quanto mal, a inveja provoca. O maior deles, a morte!
Veja como pensava Santo Agostinho "Terrível mal da alma, vírus da mente e fulminante corrosivo do coração, é invejar os dons de Deus que o irmão possui, sentir-se desafortunado por causa da fortuna dos outros, atormentar-se com o êxito dos demais, cometer um crime no segredo do coração, entregando o espírito e os sentidos  à tortura da ansiedade; destroçar-se com a própria fúria!"

Caridade é A VIRTUDE que se contrapõe à inveja. A Caridade é um sentimento de amor transformado em prática cujo resultado é ajudar ao semelhante nas carências mais diversas, essa prática, de  característica humanitária, é realizada por pessoas de elevado senso moral, sempre dentro de um atenuante, que além de acentuar a boa essência interior do praticante, acentua também a bondade que se faz presente quando nada se exige em troca pelo ato praticado.


 "quando, todos, estivermos cheios de sentimentos de benevolência, o veneno da inveja há de desaparecer, inteiramente".

“Ardem de inveja da perfeição dos outros; e, como os vícios desagradam às virtudes arma-se de ódios contra aqueles cujos exemplos não seguem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário