segunda-feira, 22 de julho de 2013

AS VIRTUDES - PACIÊNCIA



IRA
Ira é um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo, que controlamos pouco e manejamos pior ainda, deixando-nos fora de nossas ações. Essa explicação quer dizer que a ira é uma emoção que surge em nossa mente devido a um acontecimento especial ocorrido, seja no meio em que a pessoa está ou com ela mesma, diante de alguma situação qualquer. Ou seja: a ira pode refletir-se tanto contra os outros quanto contra si próprio, dependendo de como se desenha o ocorrido. Quando surge a ira, somos tomados pelas emoções de tal forma que perdemos a racionalidade, deixando-nos fora de nosso juízo normal, podendo nos levar a cometer erros da qual nos arrependeremos posteriormente.
Por ter componentes irracionais, a ira não deve ser confundida com o ódio, que pode atingir seus objetivos destrutivos somente pela racionalidade. A ira é uma explosão forte de um sentimento ruim, proveniente de uma contrariedade, de uma desilusão, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade ou de culpa. Essa explosão, quando ocorre, faz o indivíduo perder a noção de seus atos, fazendo-o agir irracionalmente. Quando muito forte, a ira pode converter-se em ódio, o que faz a pessoa querer, pelo uso da razão, se vingar e compensar o que sente de ruim, sentindo prazer ao obter êxito. A ira é um sentimento rápido e breve, enquanto o ódio pode durar até uma vida inteira. Apesar disso, num ataque de ira, pode cometer erros até mais graves que as vinganças movidas pelo ódio, tamanho seu poder de estimular os ímpetos maléficos de uma pessoa.
A linguagem popular pode apoderar-se do fato de que a raiva é algo diferente de nós, não inerente, ao ser humano.
Paciência é a virtude oposto a Ira. Controle emocional, calma, tolerância e equilíbrio, são os seus atributos. Aceitar, conviver e administrar adversidades sempre e de forma tranquila sem precipitações e desesperos é característica básica do ser paciente. A persistência dosada e contínua, o ouvir e falar com serenidade e pontualidade, aguardar a oportunidade com calma e sapiência, repor e refazer com persistência, repetir pausadamente e tantas vezes quanto forem necessárias ações positivas, ajuda interiormente o ser que a pratica assim como as pessoas diretamente ligas a essas ações.
Tolerar  erros e fatos indesejados, suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.
 Persistir em uma atividade difícil. Perseverar acreditando que irá conseguir o que quer. Esperar o momento adequado para tomadas de atitudes.
 A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma.
 A paciência também é caridade visto que a ação é benevolente quando praticada nos relacionamentos inter pessoais. Paciência com o próximo é um gesto de amor e caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário