quarta-feira, 3 de abril de 2013

"O ESPIRITISMO E OS CÉTICOS


As grandes idéias encontram sempre grande oposição à sua validade, principalmente se se deslocam erros enraizados, e também se contrariam interesse de classe.

Não há quem conteste a sublimidade da Doutrina de Jesus; de que procede a civilização que faz o orgulho do nosso século. Entretanto, foi combatida com sarcasmo, com desprezo, com desespero tais que levaram ao mais afrontoso suplício o Cristo, que nunca foi acusado de nenhum crime.

Já os fariseus de todos os tempo tinham dado a cicuta a Sócrates, o primeiro precursor do Divino Revolucionário.

O Universo tem todos os dias a prova material de que, á medida do desenvolvimento da perfectibilidade humana, descem das alturas novas e mais alevantadas revelações.  

O mundo, porém, não aprende, e sempre cego, obedece, fatalmente, ao impulso que o leva a repelir tudo o que é novo, tudo o que vem substituir alguma peça do mecanismo construído para o saber.

Que o mundo não aceitasse novidades, científicas ou religiosas, sem o mais detido exame e criteriosa experiência, nada mais digno de aplauso.

Mas, para evitar enganos, evitar erros, tranque as portas de sua alma a tudo o que não procede das idéias que possuí, a tudo o que se apresenta com cores novas, sem o cunho das conquistas realizadas. Isto ninguém poderá louvar.

Nem recusar "in limine" (no início) nem acolher, infantilmente, é a regra da verdadeira sabedoria humana, posta por Descartes, que elevou a dúvida ás alturas, do mais fino instrumento da Verdade.

Duvidar,  não para desprezar, mas para examinar, observar e experimentar, é obrigação do homem de Ciência e do homem de bom senso.............."Dr. Bezerra de Menezes - Espiritismo, Estudos Filosóficos I.

A transcrição do texto o Espiritismo e os Céticos, do homem que foi considerado o Alan Kardec do Brasil, Dr. Bezerra de Menezes é um convite aos homens de Ciência e homens de bom senso que são espiritualistas, a uma REFLEXÃO sobre o tema 3ª COSMOGONIA e o encaixe perfeito com os interesses sublimes do AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário