segunda-feira, 27 de maio de 2013

O BEM e o mal


A 3ª COSMOGONIA – O BEM e o mal

 Agora sem alegorias, baseados na LÓGICA e num DEUS lógico, vamos trilhar o caminho das vicissitudes e problemas morais da humanidade, tratando o assunto de forma bem direta e objetiva. Não temos nem céu nem inferno para oferecer, apenas o que a própria lógica nos mostra: podemos ser felizes  nos despojando dos males do qual temos absoluta certeza nos prejudicam.
Conhecendo o mal e a extensão dos estragos que provoca, permanecer nele, tem somente 3 explicações plausíveis:

1.  Não controlar nossos atos por deficiências involuntárias.

2.  Conhecer a causa e não controlar nossos atos

3.  Controlar nossos atos, ter conhecimento de causa e optar consciente pelo mal;
Quem trilha o caminho do bem de forma consciente é missionário. A essência interior aflorou e não há retrocesso, irá aflorar sempre bondade e amor.

No processo de INTERAÇÃO (do SER eterno, inteligente e de pura energia, com a matéria) o processo químico e o estado físico, como já dissemos, provocaram as diferenças e deficiências genéticas que carregamos até hoje.
A má formação genética, que está presente em nossos irmãos deficientes sem vontade própria, não é um obstáculo para o processo de evolução porque é consequência da INTERAÇÃO. Lidar com essas diferenças e deficiências ajuda no processo purificação moral. Nossos irmãos especiais, são especiais na essência, como todos nós somos. Os nossos irmãos especiais precisam de muito amor e que lhes evitemos qualquer tipo de sofrimento.  

Os nossos irmãos que conhecem o BEM e o mal mas não controlam os seus atos, são os impulsivos e compulsivos estão mais próximos de vir trilhar o caminho do bem. Está aflorada a consciência do BEM e ainda não aflorou a vontade de praticá-lo. Lembremos que um pintinho no ovo, ao nascer, belisca a casca de dentro pra fora e uma ajudinha de fora pra dentro sempre é bem vinda.

O grande desafio é exatamente redirecionar para o BEM a maioria da população do Planeta, que tem plena consciência do que é o BEM  e o mal e pratica o mal. Deixam se levar pelas tentações mundanas que seduzem, alienam e corrompem, além da ilusão causada pelas falsas  promessas de felicidade que  acabam: numa dor de cabeça gerada por uma simples ressaca; numa prisão por uma clonagem de cartão de crédito ou numa internação sem volta de uma mãe de família viciada em crack, ou ainda, em tantas outras aberrações que vemos sistematicamente todos os dias na mídia.  Matamos uns aos outros por futilidades quando até mesmo no estado de homem primitivo essa prática ocorria apenas por sobre vivência, atos que caraterizam involução, perda de identidade e de objetivo de grande parte da humanidade. Extremamente preocupante.


Aceito o DEUS lógico, a Teoria do Big Bang e a INTERAÇÃO resta somente, a nós SERES em estado humano ou em estado de energia, nos vermos  como centro do universo por sermos os únicos capazes de interagir com inteligência. Até que provem ao contrário.

A PERFEIÇÃO que cada um de nós, SERES INTELIGENTES, carregamos é incomensurável e inquestionável. Assim como o avarento materialista valoriza a "galinha dos ovos de ouro" nós deveríamos valorizar a cada um de nós indistintamente com milhões de vezes mais profundidade que o avarento valoriza a fútil galinha.

Exceto pelas consequências da relação com a própria matéria que involuntariamente nos modifica, somente nós somos os agentes de nós mesmos, aqui, agora, visíveis e lógicos e só e somente nós nos mutilamos e nos destruímos racionalmente, quando deveríamos nos preservar, visto que a inteligência é único elemento comum e que justifica sermos irmãos na essência, nos possibilita discernir o BEM do mal e mostra que "Amar ao próximo como a ti mesmo!" é LEI UNIVERSAL e irrevogável!

Aprofundar o conhecimento de nós mesmos e nos difundirmos entre nós como SERES intocáveis, nos preserva de nós mesmos e assim, na condição de SERES INTELIGENTES E ÚNICOS, poderemos ter harmonia e paz na busca da perfectibilidade que é o nosso objetivo  maior. 

Se todos os seres infelizes pelas diferenças e desigualdades tiverem a certeza da pureza da sua essência e o verdadeiro paraíso como recompensa e sabedor de que todos somos irmãos num mesmo barco em busca de salvação, a relação social terá outra concepção prevalecerá o sentimento real de ocasionalidade em troca do sentimento reinante de premeditação e descaso. Sem falsas promessas, o crente terá seu próprio objetivo traçado sabendo que somente ele será capaz de caminhar por ele mesmo, porém, com outros lhe fazendo companhia e em equipe.
A fórmula do bem existe é manipulável e produz os efeitos a que ela se propõe. Todos os grandes pensadores da humanidade que se espelhavam no BEM, dentre eles Sócrates, Platão, Tomás de Aquino, Francisco de Assis, Jesus Cristo, Buda, e muitos outros pensadores, trataram os defeitos morais do homem como o principal problema para a convivência harmônica da humanidade e para a própria felicidade individual de cada ser e isso está aí provado sem nenhum questionamento.
A Lógica nos diz que para voltarmos ao nosso estado de origem, de perfeição, precisamos ingerir perfeição, (tão óbvio como 2 + 2).

Também, nos conta a nossa história que os elementos cruciais da imperfeição são as nossas vicissitudes, projetadas nos defeitos morais, antigamente denominados e enumerados em 7 (sete) pecados capitais.

Em razão desses entendimentos notórios, a conscientização; em cada um de nós ser inteligente; do incomensurável valor que existe em nós e a difusão dos 8 pecados capitais como os responsáveis pela dor e sofrimento da humanidade, será nosso próximo passo, com uma certeza absoluta de que, se uma única pessoa absorver a singeleza dessa proposta, teremos cumprido a nossa parte. OCTO - OITO PECADOS CAPITAIS - nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário