sábado, 22 de junho de 2013

A PREGUIÇA


A PREGUIÇA

A preguiça é caracterizada pela falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva a pessoa à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem.

A preguiça pode ter várias características desde física e até psicológica, mas, a preguiça, considerada maléfica é aquela premeditada onde um outrem não compartilha no desenvolvimento de uma ação útil até mesmo para beneficiar-se, por pura inércia.

O fato mais próximo de um gesto máximo da preguiça foi quando um cidadão deixou de alimentar-se por pura preguiça. Já morrendo, sendo levado para o cemitério um transeunte pergunta ao seu carregador: O que ele tem? Responde-lhe o carregador: está morrendo de inanição porque tem preguiça de comer. Não, isso não é possível! Exclama o cidadão caridoso e indignado ao mesmo tempo. Num gesto de misericórdia pergunta ao moribundo: moço eu tenho um punhado de arroz ali no meu alforje quer eu vou buscar pra você não morrer. Diz que quer! O moribundo esboçou uma reação diante daquele gesto de bondade e balbuciou a pergunta: o arroz é com casca ou sem casca? O bom homem lhe respondeu: com casca. O moribundo não pestanejou e disse para o carregador: segue o enterro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário